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Fotos do Chevrolet Meriva Easytronic: Divulgação – Data: 13/11/2207 – A menção dos créditos é obrigatória
 

 

Jeito fácil de ser chique


General Motors cria versão Premium Easytronic da Meriva, com câmbio automatizado
 

por Fernando Miragaya
Auto Press
 

                A General Motors quer dar um ar mais requintado à Meriva. Afinal, a montadora equipou as linhas Chevrolet Corsa, Corsa sedã e Montana com motor 1.4 Econo.Flex para ter preços mais competitivos. Mas com o monovolume compacto a estratégia é inversa. A minivan, feita sobre a mesma plataforma dos compactos, acaba de ganhar uma versão top, chamada Premium Easytronic, agora a mais cara da linha: R$ 54.314. O grande diferencial da configuração é o câmbio robotizado, que difere um pouco de uma transmissão automática convencional. Com a Premium Easytronic, a Meriva ganha fôlego para brigar com outros dois modelos compactos “familiares” com câmbios automáticos: o Peugeot 206 SW Feline Automatic e o Honda Fit EX 1.5 CVT.
                O câmbio, chamado pela GM de MTA – Manual Transmission Automatized – foi idealizado em 2000 pela Opel, subsidiária alemã da montadora ianque. Já equipava a linha Meriva na Argentina desde o primeiro semestre e só agora chega ao Brasil. O MTA automatiza o acionamento da embreagem e a troca das marchas, mas preserva as engrenagens comuns dos câmbios manuais convencionais. O sistema conta ainda com o dispositivo kickdown, que reduz uma marcha quando se pisa até o fundo do acelerador
                A transmissão de cinco velocidades oferece dois tipos de condução. Ao posicionar a alavanca para a esquerda, na posição “A”, o modelo funciona como um automático convencional em modo “Drive”. Já na posição central “M”, o motorista faz as mudanças no modo manual seqüencial – para a frente aumenta as marchas, para trás reduz. Além das posições Neutra – ou ponto morto, onde o câmbio deve estar para que o carro possa ser ligado – e Ré, que ficam à direita, o sistema é complementado pelo botão “S”. Ele aciona o modo “Sport”, onde as marchas do modo automático são mudadas em rotações mais elevadas.
                Esse câmbio automatizado da Meriva Easytronic trabalha em conjunto com o já conhecido motor 1.8 litro Flexpower. O propulsor gera 114 cv somente com álcool no tanque a 5.600 rpm, enquanto com gasolina a potência é de 112 cv na mesma faixa de rotações. O torque máximo é de 17,7 kgfm a 2.800 giros, tanto com o combustível vegetal quanto com o fóssil. Segundo a General Motors, com esta transmissão, o monovolume faz de zero a 100 km/h em 12,4 segundos – com álcool – e 12,5 s – com gasolina. No modelo manual, a velocidade final é a mesma, mas o zero a 100 km/h é obtido em respectivos 11,2 s e 11,4 segundos.
                A GM já trata de alardear que a transmissão automatizada da M

 

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