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Fotos do Nissan
Sentra SE-R: Divulgação – Data: 13/11/2007 – A menção dos créditos é
obrigatória
Pinta de
garoto
Nissan decide importar em 2008 a versão mais esportiva do comportado Sentra
por Fernando
Miragaya
Auto Press
A Nissan nem se incomoda com a imagem de carro para “coroa
moderninho” que o Sentra está ganhando no mercado. Afinal, foram
exatamente os simpáticos e criativos apelos publicitários nesse sentido que
fizeram o sedã médio feito no México alcançar o bom patamar de 600
unidades/mês no mercado brasileiro. Mas agora a marca japonesa planeja dar
uma cara realmente feroz ao modelo. A Nissan vai trazer, já no início do ano
que vem, o Sentra SE-R. Trata-se de uma versão esportiva do modelo feito no
México, que chegará para brigar com Honda Civic Si e Volkswagen Golf GTI.
Essa briga fica clara logo nos números do motor do Sentra
SE-R. A versão mais nervosa do sedã tem propulsor 2.5 litros 16 válvulas que
gera 200 cv de potência a 6.600 rpm e torque máximo de 24,8 kgfm a 5.200
rotações. O modelo conta com uma transmissão manual de seis velocidades,
diferencial com escorregamento limitado e reforços estruturais. A suspensão
foi recalibrada, tem amortecedores esportivos mais rígidos e barras
estabilizadoras reforçadas – na frente, é 2,5 cm mais espessa. A suspensão
traseira ainda conta com eixo de torção.
Como todo esportivo, a Nissan também fez algumas mudanças
para tentar dar uma roupagem mais arrojada no modelo. Os vidros têm película
escurecida. Os faróis têm lentes fumê e a grade central tem barras do tipo
colméia. A entrada de ar auxiliar no spoiler também ganhou desenho
diferenciado e conta apenas com uma barra horizontal. Já os faróis de
neblina receberam molduras na cor preta. Nas laterais, soleiras mais
proeminentes e rodas de liga leve aro 17.
Na traseira, o indefectível aerofólio na cor da carroceria
com o brake-light embutido. As lanternas ganharam lentes escurecidas. Por
dentro, bancos esportivos e vários detalhes cromados nas maçanetas, painel e
pedaleiras. No mais, o SE-R é bem abastecido de fábrica. Freios com ABS e
EBD, seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, rádio/CD/MP3 com
disqueteira para seis discos, computador de bordo, trio elétrico, controle
de cruzeiro, assento do motorista com regulagens elétricas, ajuste manual de
altura e profundidade do volante, entre outros.
Segundo a Nissan, o Sentra SE-R faz de zero a 100 km/h em
6,5 segundos e pode alcançar a velocidade final de 239 km/h. Desempenho mais
instigante que o do Golf GTI, que tem motor 1.8 turbinado de 193 cv e 25,5
kgfm e leva 7,5 segundos para sair da inércia e alcançar 100 km/h e é capaz
de chegar à máxima de 231 km/h, de acordo com a própria Volkswagen. Já o Civic Si conta com propulsor 2.0 de 196 cv e 19,2 kgfm. A Honda não revela
os números de desempenho e aceleração, mas os números são bem próximos aos
do Golf.
Nos preços, os modelos também vão se equiparar. A versão
apimentada do sedã da Honda custa R$ 99.500, enquanto o hatch médio da marca
alemã parte dos R$ 89.290. O SE-R custa 258.400 pesos mexicanos, o
equivalente a R$ 42 mil. Mas como o principal concorrente, o Civic Si, já
está na casa dos R$ 100 mil, deve ser nessa faixa mesmo que a Nissan vai
trabalhar com o modelo – embora os acordos bilaterais de importação com o
México permitissem um preço bem mais acessível. De qualquer maneira, será um
Nissan para poucos consumidores. Sejam eles jovens ou tiozões.
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