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Fotos do Nissan Sentra SE-R: Divulgação – Data: 13/11/2007 – A menção dos créditos é obrigatória
 

 
 

Pinta de garoto

Nissan decide importar em 2008 a versão mais esportiva do comportado Sentra
 

por Fernando Miragaya
Auto Press
 

                A Nissan nem se incomoda com a imagem de carro para “coroa moderninho” que o Sentra está ganhando no mercado. Afinal, foram exatamente os simpáticos e criativos apelos publicitários nesse sentido que fizeram o sedã médio feito no México alcançar o bom patamar de 600 unidades/mês no mercado brasileiro. Mas agora a marca japonesa planeja dar uma cara realmente feroz ao modelo. A Nissan vai trazer, já no início do ano que vem, o Sentra SE-R. Trata-se de uma versão esportiva do modelo feito no México, que chegará para brigar com Honda Civic Si e Volkswagen Golf GTI.
                Essa briga fica clara logo nos números do motor do Sentra SE-R. A versão mais nervosa do sedã tem propulsor 2.5 litros 16 válvulas que gera 200 cv de potência a 6.600 rpm e torque máximo de 24,8 kgfm a 5.200 rotações. O modelo conta com uma transmissão manual de seis velocidades, diferencial com escorregamento limitado e reforços estruturais. A suspensão foi recalibrada, tem amortecedores esportivos mais rígidos e barras estabilizadoras reforçadas – na frente, é 2,5 cm mais espessa. A suspensão traseira ainda conta com eixo de torção.
                Como todo esportivo, a Nissan também fez algumas mudanças para tentar dar uma roupagem mais arrojada no modelo. Os vidros têm película escurecida. Os faróis têm lentes fumê e a grade central tem barras do tipo colméia. A entrada de ar auxiliar no spoiler também ganhou desenho diferenciado e conta apenas com uma barra horizontal. Já os faróis de neblina receberam molduras na cor preta. Nas laterais, soleiras mais proeminentes e rodas de liga leve aro 17.
                Na traseira, o indefectível aerofólio na cor da carroceria com o brake-light embutido. As lanternas ganharam lentes escurecidas. Por dentro, bancos esportivos e vários detalhes cromados nas maçanetas, painel e pedaleiras. No mais, o SE-R é bem abastecido de fábrica. Freios com ABS e EBD, seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, rádio/CD/MP3 com disqueteira para seis discos, computador de bordo, trio elétrico, controle de cruzeiro, assento do motorista com regulagens elétricas, ajuste manual de altura e profundidade do volante, entre outros.
                Segundo a Nissan, o Sentra SE-R faz de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e pode alcançar a velocidade final de 239 km/h. Desempenho mais instigante que o do Golf GTI, que tem motor 1.8 turbinado de 193 cv e 25,5 kgfm e leva 7,5 segundos para sair da inércia e alcançar 100 km/h e é capaz de chegar à máxima de 231 km/h, de acordo com a própria Volkswagen. Já o Civic Si conta com propulsor 2.0 de 196 cv e 19,2 kgfm. A Honda não revela os números de desempenho e aceleração, mas os números são bem próximos aos do Golf.
                Nos preços, os modelos também vão se equiparar. A versão apimentada do sedã da Honda custa R$ 99.500, enquanto o hatch médio da marca alemã parte dos R$ 89.290. O SE-R custa 258.400 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 42 mil. Mas como o principal concorrente, o Civic Si, já está na casa dos R$ 100 mil, deve ser nessa faixa mesmo que a Nissan vai trabalhar com o modelo – embora os acordos bilaterais de importação com o México permitissem um preço bem mais acessível. De qualquer maneira, será um Nissan para poucos consumidores. Sejam eles jovens ou tiozões.
 

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