TransMundo

TransMundo: Fiat Strada Trekking 1.6 Cabine Dupla – Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias – Data: 08/01/13 – A menção dos créditos é obrigatória

 

Amplo espectro

Cabine dupla deixa a Fiat Strada Trekking mais versátil e acessível

por Rodrigo Machado - Auto Press

 A Fiat sabe como ninguém explorar o mercado de picapes compactas no Brasil. Em 1999, lançou uma inédita cabine estendida para uma picape desse porte. Em 2001 inaugurou no segmento de comerciais com apelo aventureiro com a versão Adventure da Strada. Oito anos depois, introduziu a variante com o bloqueio do diferencial dianteiro – um equipamento que de fato ajuda no fora-de-estrada. No mesmo ano de 2009 chegou a vez da Strada com cabine dupla, ainda a única do mercado a ter essa configuração. O problema é que este habitáculo ampliado só era oferecido na versão topo da Strada, a Adventure, e ficava longe do alcance de muita gente. No meio de 2012, ao perceber que ninguém mais se aventurou entre as compactas cabine dupla, a Fiat expandiu sua oferta. Ofereceu o tipo de carroceria para todas as outras configurações e deixou a picape mais “palpável”. Na configuração Trekking 1.6, a Strada mantém o aspecto lameiro, mas com preço menos salgado que o da versão Adventure.

Impulsionada pela redução do IPI, a tal renovação de junho de 2012 ajudou nas vendas da Strada. Até lá, a picape vendia 8.800 unidades por mês. A partir de julho, a média subiu para 10.800 exemplares mensais. Um crescimento de 18,5%. Esse avanço foi mais do que suficiente para assegurar a posição de comercial leve mais vendido do país à Strada. Durante todo o ano de 2012, foram quase 130 mil emplacamentos. O segundo lugar ficou com a Volkswagen Saveiro, com metade dessas vendas.

 Além reorganizar sua linha, a Fiat promoveu um leve face-lift na Strada. Ele foi bastante discreto e ainda serviu para mostrar o quão tranquila está a Fiat entre as picapes compactas. Enquanto Palio e Siena ganharam novas gerações, mais modernas e espaçosas, a Strada ganhou grade, para-choque e volante novos. Ao menos, mantém a atual linha de motores difundida em praticamente todos os carros da marca. A configuração Trekking, por sinal, inaugura o 1.6 E.Torq na Strada. Ele desenvolve 117 cv a 5.500 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.500 giros. Nesta configuração, não há opção do câmbio automatizado Dualogic.

A grande novidade do carro, no entanto, está na configuração de carroceria. Para introduzir uma cabine maior, a Fiat apenas “roubou” espaço da caçamba. No lançamento da primeira Strada cabine dupla, em 2009, foi até cogitado o uso de um entre-eixos maior para manter o espaço da caçamba mesmo com a cabine maior, mas o investimento seria alto demais. Dessa forma, o volume disponível na caçamba para bagagens perde 30% – cai de 830 para 580 litros –, mas a capacidade de carga só diminuiu 5% – de 685 para 650 kg. A razão disso é que a Fiat optou por não modificar a suspensão, de maneira que, o peso extra do maior habitáculo piorou a capacidade de carga do modelo. 

Em termos financeiros, a Trekking cabine dupla se posiciona bem no meio da gama da Strada. Ela parte de R$ 45.620 e chega até R$ 48.450 com o necessário ar-condicionado. Já a Adventure custa R$ 52.140, quase R$ 4 mil a mais. Mas agrega motor 1.8, visual e conjunto mecânico mais robusto. 

 

Impressões ao dirigir

Truques novos

Apesar de ser um carro já antigo, a versão Trekking com cabine dupla traz alguns elementos inéditos para a Strada. É a primeira vez que o motor 1.6 E.Torq equipa a picape. Como não poderia ser diferente, seu funcionamento é muito parecido ao de outros carros da Fiat com o mesmo propulsor. Isso significa que a Strada é um tanto murcha abaixo dos 3 mil giros. O torque máximo só aparece em 4.500 giros e não há grande entrega de força antes disso. É preciso paciência para atingir velocidades altas. Ao menos, quando se chega na faixa mais eficiente do motor, o desempenho é satisfatório. Tanto é que o zero a 100 km/h é cumprido em pouco mais de 10 segundos. Uma marca bem razoável. O câmbio é um tanto impreciso, mas tem escalonamento correto.

 A configuração Trekking tem uma suspensão ligeiramente mais alta do que a “urbana” Working. Mas como a diferença é pequena – 5,5 cm – não há muitas diferenças na dirigibilidade. A Strada mantém o comportamento correto. Há rolagens da carroceria em curva, mas nada que tire a segurança do conjunto.

Outro destaque é a configuração de cabine dupla. Ao olhar por dentro, fica claro que o apelo da picape não é levar passageiros com muito conforto atrás. Cabem dois adultos, mas com pouco espaço para pernas e algum aperto. Na prática serve para não tornar a Strada proibitiva para quem precisa levar mais de um carona eventualmente. Em relação a um carro tradicional, um sedã ou uma perua, por exemplo, a Strada se beneficia por ser prática. Não há dificuldades em botar qualquer equipamento na área de bagagem – não há boca do porta-malas, por exemplo. Basta “jogar” qualquer coisa ali e ir embora. Algo que realmente melhora o cotidiano de quem precisa levar carga, mesmo que seja em pequena quantidade.

 

Ficha técnica

Fiat Strada Trekking 1.6

Motor: Bicombustível, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. 

Potência máxima: 115 e 117 cv a 5.500 rpm com gasolina e etanol.

Torque máximo: 16,2 e 16,8 kgfm a 4.500 rpm com gasolina e etanol.

Diâmetro e curso:  77,0 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, com braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Traseira com eixo rígido, com molas helicoidais.

Pneus: 175/70 R14.

Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS de série.

Carroceria: Picape em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,42 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,58 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. 

Peso: 1.176 kg com 500 kg de capacidade de carga.

Capacidade do porta-malas: 580 litros.

Tanque de combustível: 58 litros.

Produção: Betim, Minas Gerais.

Itens de série: Barras longitudinais no teto, computador de bordo, conta-giros, protetor de caçamba, freios ABS, airbag duplo, brake-light, direção hidráulica, faróis de neblina, pneus de uso misto, vidros dianteiros e travas elétricas e volante com regulagem de altura.

Preço: R$ 45.620.

 

A menção dos créditos é obrigatória
Carta Z Notícias Ltda
Rua Barão do Flamengo, 32 - 5º andar - Flamengo
Cep 22220-080 Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21)2286-0020 Fax: (21)2286-1555
producao@cartaznoticias.com.br
 

Teste

AutoPerfil MotoMundo Vitrine AutoMundo Autotal Radar AutoMercado