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Fiat Strada Trekking 1.6 Cabine Dupla – Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta
Z Notícias –
Data: 08/01/13 – A menção dos créditos é obrigatória
Amplo espectro
Cabine dupla deixa a Fiat Strada Trekking mais versátil e acessível
por Rodrigo Machado - Auto Press
A
Fiat sabe como ninguém explorar o mercado de picapes compactas no
Brasil. Em 1999, lançou uma inédita cabine estendida para uma picape
desse porte. Em 2001 inaugurou no segmento de comerciais com apelo
aventureiro com a versão Adventure da Strada. Oito anos depois,
introduziu a variante com o bloqueio do diferencial dianteiro – um
equipamento que de fato ajuda no fora-de-estrada. No mesmo ano de 2009
chegou a vez da Strada com cabine dupla, ainda a única do mercado a ter
essa configuração. O problema é que este habitáculo ampliado só era
oferecido na versão topo da Strada, a Adventure, e ficava longe do
alcance de muita gente. No meio de 2012, ao perceber que ninguém mais se
aventurou entre as compactas cabine dupla, a Fiat expandiu sua oferta.
Ofereceu o tipo de carroceria para todas as outras configurações e
deixou a picape mais “palpável”.
Na configuração Trekking 1.6, a Strada mantém o aspecto lameiro, mas com
preço menos salgado que o da versão Adventure.
Impulsionada
pela redução do IPI, a tal renovação de junho de 2012 ajudou nas vendas
da Strada. Até lá, a picape vendia 8.800 unidades por mês. A partir de
julho, a média subiu para 10.800 exemplares mensais. Um crescimento de
18,5%. Esse avanço foi mais do que suficiente para assegurar a posição
de comercial leve mais vendido do país à Strada. Durante todo o ano de
2012, foram quase 130 mil emplacamentos. O segundo lugar ficou com a
Volkswagen Saveiro, com metade dessas vendas.
Além
reorganizar sua linha, a Fiat promoveu um leve face-lift na Strada. Ele
foi bastante discreto e ainda serviu para mostrar o quão tranquila está
a Fiat entre as picapes compactas. Enquanto Palio e Siena ganharam novas
gerações, mais modernas e espaçosas, a Strada ganhou grade, para-choque
e volante novos. Ao menos, mantém a atual linha de motores difundida em
praticamente todos os carros da marca. A configuração Trekking, por
sinal, inaugura o 1.6 E.Torq na Strada. Ele desenvolve 117 cv a 5.500
rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.500 giros. Nesta configuração, não há
opção do câmbio automatizado Dualogic.
A
grande novidade do carro, no entanto, está na configuração de
carroceria. Para introduzir uma cabine maior, a Fiat apenas “roubou”
espaço da caçamba. No lançamento da primeira Strada cabine dupla, em
2009, foi até cogitado o uso de um entre-eixos maior para manter o
espaço da caçamba mesmo com a cabine maior, mas o investimento seria
alto demais. Dessa forma, o volume disponível na caçamba para bagagens
perde 30% – cai de 830 para 580 litros –, mas a capacidade de carga só
diminuiu 5% – de 685 para 650 kg. A razão disso é que a Fiat optou por
não modificar a suspensão, de maneira que, o peso extra do maior
habitáculo piorou a capacidade de carga do modelo.
Em termos financeiros, a Trekking cabine dupla se posiciona bem no meio
da gama da Strada. Ela parte de R$ 45.620 e chega até R$ 48.450 com o
necessário ar-condicionado. Já a Adventure custa R$ 52.140, quase R$ 4
mil a mais. Mas agrega motor 1.8, visual e conjunto mecânico mais
robusto.
Impressões ao dirigir
Truques novos
Apesar
de ser um carro já antigo, a versão Trekking com cabine dupla traz
alguns elementos inéditos para a Strada. É a primeira vez que o motor
1.6 E.Torq equipa a picape. Como não poderia ser diferente, seu
funcionamento é muito parecido ao de outros carros da Fiat com o mesmo
propulsor. Isso significa que a Strada é um tanto murcha abaixo dos 3
mil giros. O torque máximo só aparece em 4.500 giros e não há grande
entrega de força antes disso. É preciso paciência para atingir
velocidades altas. Ao menos, quando se chega na faixa mais eficiente do
motor, o desempenho é satisfatório. Tanto é que o zero a 100 km/h é
cumprido em pouco mais de 10 segundos. Uma marca bem razoável. O câmbio
é um tanto impreciso, mas tem escalonamento correto.
A configuração Trekking tem uma suspensão ligeiramente mais alta do que
a “urbana”
Working. Mas como a diferença é pequena – 5,5 cm – não há muitas
diferenças na dirigibilidade. A Strada mantém o comportamento correto.
Há rolagens da carroceria em curva, mas nada que tire a segurança do
conjunto.
Outro
destaque é a configuração de cabine dupla. Ao olhar por dentro, fica
claro que o apelo da picape não é levar passageiros com muito conforto
atrás. Cabem dois adultos, mas com pouco espaço para pernas e algum
aperto. Na prática serve para não tornar a Strada proibitiva para quem
precisa levar mais de um carona eventualmente. Em relação a um carro
tradicional, um sedã ou uma perua, por exemplo, a Strada se beneficia
por ser prática. Não há dificuldades em botar qualquer equipamento na
área de bagagem – não há boca do porta-malas, por exemplo. Basta “jogar”
qualquer coisa ali e ir embora. Algo que realmente melhora o cotidiano
de quem precisa levar carga, mesmo que seja em pequena quantidade.
Ficha técnica
Fiat Strada Trekking 1.6
Motor: Bicombustível, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro
cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando simples de
válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador
eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração
dianteira.
Potência máxima: 115 e 117 cv a 5.500 rpm com gasolina e etanol.
Torque máximo: 16,2 e 16,8 kgfm a 4.500 rpm com gasolina e etanol.
Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, com
braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Traseira com eixo
rígido, com molas helicoidais.
Pneus: 175/70 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS de
série.
Carroceria: Picape em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com
4,42 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,58 m de altura e 2,71 m
de distância entre-eixos.
Peso: 1.176 kg com 500 kg de capacidade de carga.
Capacidade do porta-malas: 580 litros.
Tanque de combustível: 58 litros.
Produção: Betim, Minas Gerais.
Itens de série: Barras longitudinais no teto, computador de bordo,
conta-giros, protetor de caçamba, freios ABS, airbag duplo, brake-light,
direção hidráulica, faróis de neblina, pneus de uso misto, vidros
dianteiros e travas elétricas e volante com regulagem de altura.
Preço: R$ 45.620.
A menção dos créditos é obrigatória
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